sábado, 27 de setembro de 2008

Aprendizagem Ativa
















A maioria dos textos não incorpora aprendizagem ativa. Usam apenas instrução unidirecional.










A aprendizagem ativa determina três tipos que são importante para a educação:










a)Teorias que vêem a aprendizagem como sendo em grande medida decorrente do ensino -- isto é, decorrente da ação de pessoas que sabem algo, ou sabem fazer algo, e ensinam a outros aquilo que sabem, ou sabem fazer.
b) Teorias que vêem a aprendizagem como sendo em grande medida decorrente de atividades da própria pessoa que aprende, atividades essas que englobam a observação e a imitação, a investigação e a pesquisa, o estudo e a reflexão.
c) Teorias que vêem a aprendizagem como sendo em grande medida decorrente de interação entre as pessoas, interação essa que se manifesta através da troca de idéias, do diálogo, da discussão e da crítica ( Modelos de Aprendizagem Eduardo O C Chaves - Retirado livro no prelo Julho de 2003, Uma Nova Educação para uma Nova Era).










Nesse contexto esses tipos de teorias que definem o conhecimento da aprendizagem é voltada para a pesquisa e extenção que visa melhora o ambiente escolar em todas as fases do conhecimento humana. Hoje quem não está se qualificando fica para o futuro os outros ficam para na extinção. Diante dessa situação a aprendizagem ativa é conhecida também é conhecida por aprendizagem colaborativa pois só acontece com a participação de todos que está envolvido nesse cenário educacional tanto na educação presencial ou a distância, mas o pensamento principal de ambas modalidades é ensinar.










A Matemática tem seu lugar no cenário mundial ao longo dos século como uma ciência motivadora do racicíonio e da aprendizagem para todo desenvolvimento trouxe muita credibilidade e reverência no eixo educacional e também em várias árias do conhecimento mundial como ativadora da insvertigação e novas descobertas.




O X da questão está todo aquele que busca alcançar algo ainda mais para ajudar a humanidade a se desenvolver.





Um comentário:

De bem com a vida!!! disse...

Amigo Alan, essa frase é muito interessante para ser refletida no nosso dia-a-dia.